NAS BANCAS!
Para garantir uma boa apresentação, vou listar algumas questões que considero fundamentais de serem abordadas:
– Resumo: pode parecer óbvio, mas é bom colocar do que se trata. Desta forma, você pode usar esta apresentação também como um documento, onde o cliente está ciente do que foi pedido e acordado para este job.
– Briefing: no mesmo espírito do resumo, é prudente reproduzir o que foi conversado. Serve como um lembrete ao cliente e um guia para o designer.
– Problemas detectados: problemas no posicionamento do cliente, no job, no briefing ou até mesmo no orçamento disponível (não necessariamente o nosso, pode ser uma gráfica mal orçada, por exemplo). O nosso trabalho é tornar a comunicação do cliente o mais eficiente possível, não ficar dourando a pílula.
– Respostas: o que é possível resolver, mesmo que em um segundo momento. Ao apontarmos caminhos para o cliente, nos tornamos parceiros dele.
– Layout: os elementos do design variam muito. Em um trabalho impresso, a descrição da tipografia é fundamental, enquanto um site normalmente conta com quatro a cinco fontes diferentes que serão renderizadas de acordo com o navegador, por exemplo.
– Justificativas: nunca é demais explicar as nossas opções, assim como qualquer questão técnica (opção de impressão em 1/0 para caber no orçamento, por exemplo).
– Variações: variações previstas, como estudos de aplicação de uma identidade visual ou visualização de um site em palmtop.
– Principais erros: o designer não pode desrespeitar o seu cliente e nem ensiná-lo a fazer o trabalho dele. Outro crime grave é não fornecer todas as informações necessárias.
(parte integrante de matéria sobre layouts,
publicada na Revista Webdesign de abril de 2009,
ano 6, nº 64, ISSN 1806-0099, editora Arteccom.)