Meio&Mensagem
(com reprodução da capa da revista)
03 de novembro de 2003
Domenico de Masi lança revista Next no Brasil – Tim patrocinará primeiro ano da publicação que chega às livrarias no dia 28 e que terá formato de livro de bolso. Publicação dedicada ao tema inovação será editada pelo empresário Ivan Bentini. O escritor italiano Domenico de Masi, autor do livro O Ócio Criativo, lança nos dias 28, no Rio de Janeiro, e 29, em São Paulo, a versão brasileira da revista trimestral Next, dedicada ao tema inovação, a primeira fora da Itália. Ela será editada e comercializada no País pelo empresário Ivan Bentini, que será sócio no empreendimento, e trará artigos com grandes personalidades sobre temas contemporâneos. Ao preço de capa de R$ 12 e em formato de livro de bolso (17 cm x 12 cm), cada edição terá 192 páginas, sendo apenas dez de publicidade. A Tim Brasil já fechou uma cota de participação nas primeiras quatro publicações, enquanto Credicard e Dinners estão confirmadas na edição de estréia. A tiragem inicial será de 10 mil exemplares, que serão distribuídos apenas em livrarias selecionadas com foco na classe A. O primeiro número terá artigos de Frei Betto, Cristovam Lélia Salgado, Washington Olivetto, Alexandre Negreiros e Jurema Sampaio, além de uma entrevista com o presidente da Telecom Italia América Latina, Giorgio della Seta. Seguindo o modelo na Itália, onde a publicação já tem cinco anos, a edição brasileira terá um comitê científico, nomeado pelo próprio de Masi, que dará o tom de cada número e escreverá regularmente.
Trata-se de uma revista de perfil eclético, que abordará temas culturais, econômicos, soe políticos com uma redação brasileira. Podemos eventualmente ter artigos da edição italiana traduzidos. Ela foi idealizada para quem busca uma visão crítica sobre a renovação das empresas e instituições no cenário contemporâneo, explica Bentini. O comitê brasileiro está formado por Affonso Romano de Sant’anna, Andre Midani, Ivo Pitanguy, Lino Villaventura, Pérsio Arida, Sebastião Salgado e Roberto D’Avilla. O editorial será sempre assinado por de Masi. O design original da revista é de Franco Maria Ricci, mas no Brasil, Carolina Vigna-Marú responderá pelo design e pelo projeto gráfico. Vanessa Ornella será a redatora-chefe, que coordenará a equipe de jornalistas. O subtema do primeiro número será A cara brasileira. Segundo Bentini, serão discutidas as características socioculturais da brasilidade. Sobre as razões que levaram Domenico de Masi a escolher o Brasil como primeira da Next, Bentini revela que existe uma enorme motivação pessoal.
Ele é um apaixonado pelo Brasil, e diz que há uma afinidade cultural muito grande entre a Itália, os países mediterrâneos, o Brasil e a América Latina, conta o empresário. De Masi aproveitará a ocasião do lançamento da revista para também lançar a edição brasileira de seu último livro, Criatividade e Grupos Criativos, editado pela Sextante.