Imagine uma imensa sala de aula, de um curso que vai preparar você para seguir em frente, como profissional independente. Você é um dos 100 alunos que, de tempos em tempos, frequenta esta animada reunião. Ao olhar ao seu redor, você começaria a notar algumas particularidades. Mas, para facilitar, vou resumir para você.
De cara você nota que 84 alunos são homens e as 16 meninas lutam para serem aceitas. E por falar em aceitação, 24 são bem jovens, entre 19 e 24 anos e o restante não passa de 35 anos. Conversando antes de palestra começar, você averigua que embora 33 sejam paulistas, 44 vem de outras regiões, de forma que esta turma é um bom resumo de nossa nacionalidade, e até alguns estrangeiros pintam aqui e ali.
O que será que eles fazem para viver, você se pergunta. Olha só que curioso, apesar do “vírus empreendedor” ter se espalhado nos últimos tempos, 63 das pessoas ao seu redor ainda são ou desenvolvedores ou designers. Falar com esta turma é um desafio constante! Mas, você ainda descobre que existem 15 empresários aqui e ali.
Uma olhada mais atenta revela ainda um dado interessante: 40 deles trabalham em dupla jornada, após o expediente tradicional. Haja disposição! Que, aliás parece não faltar. Estão todos animados, pois 26 deles conheceram esta “sala de aula” apenas no ano passado, apesar de estar no ar desde 2004.
Como será que chegaram até aqui? Grande parte, quase 50 alunos, acessa este ambiente, (nosso site, para você não se perder na metáfora) uma vez por semana para obter principalmente, novidades sobre organização financeira, conhecer gente que já trilhou o caminho e, claro, dicas de como ser mais produtivo. 20 curtem mais a fan page e 59 passam apenas de vez em quando.
Mas, vindos de diferentes locais e com diferentes ambições, todos se arrumam em suas cadeiras, pois a palestra já vai começar. Entram os quatro que eles mais curtem ouvir.
FalaFreela!