Entregar esse programa para vocês é mais do que o ritual costumeiro do meu início de semana como editor-chefe do Carreirasolo.org. Digo isso porque hoje ele é turbinado por satisfação dupla.
Ela começou na terça-feira da semana passada quando e-mails e comentários começaram a chegar. Eram dúvidas, sugestões, elogios. Enfim, RETORNO. E vocês não sabem como isso conta!
Afinal, tivemos altos e baixos, e grande parte do público perdido da terceira temporada para cá. Na minha cabeça (que não é lá essas coisas…) o projeto sempre esteve vivo. Hibernando, mas vivo. Reuni um time maravilhoso ano passado para dar essa nova cara para o HUB de conteúdo dedicado à vida dos freelancers brasileiros em função disso.
Veio a quarta temporada, meio morninha. Veio a FreelaStore andando beeeeem devagar e sem um entendimento completo por parte de seus usuários. Veio nosso servidor de hospedagem nos deixando na mão várias vezes. E daí, entramos em 2013.
A quinta temporada começou um pouco tarde e quase fria. Mas, semana passada (apesar dos atropelos da Louca Web persistirem) o retorno aumentou. Nada fora do comum, sejamos honestos. Mas, um ar de esperança rolou. Por isso, pensamos no programa dessa semana como o registro desse movimento começado em abril. Uma espécie de homenagem em forma de trabalho (dá trabalho editar, viu…) à persistência de leitores e ouvintes muito especiais. Como eu digo lá no Manifesto d´O Curador Sabe:
É com grande alívio que abrimos mão, desde o início, da popularidade, dos seguidores aos milhares e dos dedões em riste apenas e espasmodicamente afirmando que nos curtiram. Não somos couro. Somos ouro.
A satisfação desse episódio só aumentou com a possibilidade de trazermos um convidado. Escolhi um profissional que admiro muito, lá da terrinha, o Luciano Larrossa. Ele pilota uma operação totalmente voltada para o profissional freelancer em Portugal chamada EscolaFreelancer.com. Nós o convidamos em um dia e dois dias depois, estávamos gravando!
O primeiro episódio da série FalaFreelaResponde é, assim, uma grande conquista por parte de todos os envolvidos.
FalaFreela!