No espelho do meu banheiro tem uma mancha, como se o espelho ou eu estivéssemos nos desfazendo, bem na altura do meu olho direito. Espelhos são curiosos. Mostram…
Ando que não aguento esse momento autoajuda policiada que a literatura brasileira contemporânea vive. Outro dia li “Não escreva pensando se vão gostar. Nada importa, vamos todos morrer,…
Já houve um tempo em que eu conversava online. Sim, já fiz essa bobagem. Hoje, das redes sociais, leio coisas bacanas no Substack e vejo vídeos de tinta e de cachorros no…
Meu aniversário. Vamos a um churrasco coreano. Eu não conhecia. O churrasco coreano consiste, basicamente, em uma grelha com brasa no meio da mesa e, ao redor, um…
Feriado. Cinco dias sem um horário a cumprir. Não tenho nem roupa para isso. Adoro samba mas tenho uma relação nem tão linear assim com o carnaval. Fomos, amigos e…
Ao fazer um memorial para o trabalho, de repente me dou conta que estou aqui semanalmente desde 1º de outubro de 2020. Duzentas e vinte e três crônicas….
No voo de volta, botei a filmografia em dia. Assisti Conclave (2024). Desculpaê mas sou time Fernando Meirelles. Dois papas (2019) coloca o filme do Edward Berger no bolso. Aí vi mais…
O francês tem uma relação interessantíssima com a morte. Começando, claro, pela culinária que muitas vezes consiste em você arrancar com instrumentos de tortura a carne de dentro…
Uma das coisas que eu sempre esqueço é que em alguns trens precisa apertar um botão para a porta abrir. Levo uns segundos para raciocinar. Normalmente tempo mais…
Essa semana tudo aconteceu no Brasil. Caos absoluto, enchentes, chegada dos deportados, Oscar e as reuniões de começo de semestre. No mundo, o trisal Trump, Milei e Musk…
No Brasil, normalmente a gente interage com o humano e pergunta algo como posso fazer carinho, ele morde, essas coisas. Finalmente, descobri como fazer carinho nos cachorros franceses….
Nina traiu o movimento. Recebo fotos e vídeos (que só fazem aumentar minhas saudades) e ela — claramente, inequivocadamente, sem convicções, mas com provas — fez amizade com…
VIGNA, Carolina. O riso refinado. In: Rascunho, v. 24, n. 297, p. 35. JAN 2025. (online e impresso). ISSN 2966-2524 O grande mentecapto, romance de Fernando Sabino, publicado…
Com olhar atento, animado e inocente, quem ele acha que engana. O forasteiro ousou chegar perto da minha mamãe. Vocês nem imaginam o sofrimento. Claro, lati, fui pra…
Eu mergulho desde muito nova. Uma das coisas que talvez vocês não saibam a meu respeito é que sou Rescue Diver pela PADI [Professional Association of Diving Instructors]. Aprendemos sobre…
A cena é típica. Reunião. Sou a única mulher. E, curiosamente, especialista no assunto sobre o qual falo. Tratei disso no meu mestrado, no meu doutorado e nos…
Eu acho que existem algumas coisas que movem montanhas. O ódio, por exemplo. O ódio move montanhas, constrói túneis e instala o bondinho no topo e ainda cobra…
Existe uma máxima que diz que se você quer algo feito, entregue a alguém ocupado. Com tudo que acontece na minha vida profissional no momento, o timing não poderia ser…
Eu sempre gostei de sinuca. Não jogo bem, mas me divirto muito. Essa semana, descobrimos um esporte impossível de difícil. O sujeito precisa ter um doutorado em física…
O cansaço extremo pode ser um sintoma de depressão. Fiquei preocupada até lembrar da quantidade de coisas que faço. Estou só cansada mesmo. Monsieur M. me disse que…
Acompanhei a eleição a prefeito daqui de São Paulo com muita angústia, face à possibilidade real e palpável de que fosse para o segundo turno um bandido, fascista,…
Esquentou um pouco, finalmente. Nina Simone voltou a dormir no sofá. Fiz o que qualquer um faria. Liguei o ar-condicionado no máximo e botei a cachorra para dormir…
Eu conto os nascimentos, que me engrandecem, que me expandem. Desses, o que mais me importa, obviamente, é o de filho. Todos os outros, na longa História da…
VIGNA, Carolina. Claustrofobia proposital. In: Rascunho, v. 24, n. 293, p. 31. SET 2024. (online e impresso). ISSN 2966-2524 A estrada é uma road story pós-apocalíptica. Cormac McCarthy afirmou que A…
Meu deus do céu jesus amado buda gordinho padim cícero socorro agosto está acabando. Ainda estou tentando dar conta de que entramos em dois mil e vinte e…
Herdei de meu pai o ímpeto de simplesmente pegar e fazer as coisas. A gente só chama alguém quando não temos ou as ferramentas complexas ou o conhecimento…
Metrô. Uma senhora conversa com outra. O filho virou vegano depois de casar-se. Tudo bem, ela diz. Sicrana é uma ótima moça. Então, para mostrar seu apoio, ela…
Nina Simone tem todo um devir gato. No frio, dorme embaixo das cobertas. Pega sol no sofá. Limpa os olhos sozinha. Dorme no centro absoluto da cama, alimentando…
Em 2014 ou 15, algo assim, quando descobri a técnica de encáustica, um amigo que estava trabalhando no mesmo ateliê diz que perdeu alguns anos de vida por…
Soube de uma pessoa que notificou o seu empregador que tinha conseguido uma vaga melhor, em outra empresa, e que, portanto, estava pedindo demissão. A empresa ofereceu um…
Nós, os colonizados por Hollywood, associamos o 4 de julho à independência norte-americana. Foi nesse dia, em 1776, que a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América…
Penso, ao ler Chumbo, em uma avalanche de considerações sobre o olhar do viajante, do estrangeiro, sobre o distanciamento crítico, sobre ver de fora, etc. Trata-se de uma HQ…
R. me comprou um mouse gamer. Ergonômico, macio, a rodinha funciona. E acende, como todo equipamento gamer. Meu teclado também tem luzes coloridas. Assim como em todas as…
Descubro que uma livraria colocou o Kafkianas, da minha mãe, na seção de biografias. Ela teria achado isso divertidíssimo. Minha mãe se isolava para escrever. Passava meses em algum…
Nem acredito que o semestre está acabando. Meu cérebro derreteu lá por abril, eu acho. Cheguei em um momento da minha vida em que vejo as férias aproximando…
Coloquei a cápsula. Esperei a luzinha ficar verde. Apertei para preparar o café e fui fazer outra coisa. Volto, um banho de café. Esqueci de botar a caneca…
Todos nós temos algum tipo de anjo na vida. Pode ser um médico que ajudou em um momento complicado, um colega de trabalho generoso, um amigo-para-toda-obra, uma professora…
Minha mãe morreu muitas vezes. Nós morremos e nascemos muitas vezes durante nossa vida. Também vivemos na morte. Descubro que uma amiga está com esse mesmo câncer. E…
Às vezes acho que não tenho salvação. Que minha distração um dia terá uma crise aguda dentro dessa condição crônica e eu vou, sem querer, me mudar para…
VIGNA, Carolina. A fantástica fábrica de livros. In: Rascunho, v. 289, Maio 2024, p. 31. Online e impresso. ISSN 2966-2524 A Galera Junior, selo da Record,…
Fiz algo que não fazia tinha muito, muito tempo. Li um pouco do Facebook. Normalmente só entro, vejo notificações, respondo alguma mensagem aleatória e saio correndo. Hoje, li….
Vamos no almoço executivo indiano do final da Paulista. Sentamos, pedimos. Ligam a televisão. Olho em volta. Além de nós dois, mais cinco pessoas ao todo, divididas em…