Hoje o tema é até meio polêmico: será que é possível encontrar situações nas quais vale a pena doar o seu trabalho, ou seja, não cobrar diretamente? A gente debateu meia hora – sempre naquela vibe de começar um assunto e não encerrá-lo – , e conseguiu desenhar algumas dessas situações, sim senhor, sim senhora.

 

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Ao editar o programa, contudo, me veio um estalo: a grande questão não é exatamente encontrar que situações são essas mas, antes, saber o que fazer depois que você encara um projeto assim.

Cito algumas: como deixar claro que o que você está fazendo tem um preço, mas no lugar de cobrar diretamente, você está investindo naquela ideia? Como se policiar para manter a qualidade do atendimento? Como fazer uso da abertura em um cliente interessante para converter projetos rentáveis no futuro?

Viu só como vai muito além do “gostei do seu projeto e não vou cobrar?”. Para ajudar você freelancer e pequeno empreendedor a desenrolar esse novelo Mauro AmaralCarolina Vigna e Mauricio Domene pensaram nesse programa. E você, vai comentar e fazer esse programa circular por suas redes!

Aquele resumo maroto do que comentamos no episódio

Para início de conversa, não existe trabalhar de graça. Existe investir em um projeto. Até porque sem receber, vale lembrar, você vai até mesmo PAGAR para entregar a demanda (seu tempo, sua internet, sua máquina etc). Sendo assim, como você vai medir o que recebe em troca?

Ou seja, sempre tem que receber algo em troca: pode ser só a satisfação de participar de um projeto super bacana, pode ser um trabalho pró bono mesmo no sentido de filantropia, como para ONGs ou entidades filantrópicas

Pode ser para ter visibilidade, mas aí não pode entrar no argumento do cara que te oferece o trabalho. A analise tem que ser sua: isso pode me trazer uma visibilidade que me interessa.

É importante ter também um plano de como fazer para aquele trabalho virar “visibilidade”. Porque as coisas não acontecem sozinhas, provavelmente você vai ter que fazer um esforço de divulgação, ou vai ter que estabelecer com o “contratante” que ele vai ter fornecer assessoria de imprensa sobre o trabalho, etc. Tem que estar bem claro e planejado isso.

Em muitos casos, vale a pena entrar em um projeto assim para estabelecer um contato com um cliente grande, na esperança que o retorno financeiro vai vir dos próximos trabalhos (e isso tem que estar muito claro desde o início, e o seu trabalho tem que ser precificado: custa 10 mil mas vou fazer de graça agora e nos próximos vc sr. cliente já sabe quanto custa

Pode ser para ajudar um cliente. Faço muito quando o meu cliente está entrando numa concorrência e precisa apresentar um layout do trabalho, ou precisa de uma apresentação especial, etc. Mas está sempre muito claro que o resultado daquela concorrência vai vir para mim, não haverá outro fornecedor.

Para parente é sempre delicado, porque não são clientes profissionais, isso significa que não sabem pedir o que querem ou precisam, e não sabem dar valor. Então é bom sempre deixar claro qual é o valor daquele trabalho que você está fazendo sem cobrar.

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