Após terminar a edição deste programa, a sensação que ficou é a de que o profissional de SEO é um analista de robôs. Ele passa a vida tentando entender como muda (e em que frequência muda) o comportamento do algorítimo do Google, a principal e quase onipresente ferramenta de busca do século XXI. A cada novo lançamento (Panda, Penguim etc) ele precisa correr para as fontes de conteúdo, analisar o que mudou e adaptar seus projetos, muitos deles já no ar, para que continuem relevantes naquele infinitesimal espaço de tempo entre a digitação no campo de buscas e os resultados da primeira página. Contudo, o dia a dia do profissional de SEO não é assim tão incerto. Muita ética é preciso estar presente para evitar técnicas ilegais ou pouco recomendáveis, chamadas de “blackhat”. Boas práticas existem e, em uma visão bem geral, se resumem a pensar em conteúdo feito para pessoas, mas que agradem também aos robôs. Parafraseando nosso convidado no episódio de hoje, “de que adianta ir atrás do Google e ele está atrás de pessoas?”.

Em uma edição com quase 1 hora de duração, o FalaFreela de hoje busca desenhar um rápido plano de carreira para o futuro SEO. Não foi uma tarefa fácil. Em resumo, entendemos que, antes de iniciar em sua carreira, a jornada será igualmente difícil: sua atividade ainda não é regulamentada e cursos existem somente os livres, sem grandes pretensões acadêmicas. Ainda que a atividade tenha sofrido grande impulso de 2003 para cá, podemos dizer que estamos ainda (ou constantemente) na formação de sua base de atuação geral. Que atividades são essas? Como conseguir os primeiros clientes? Existe espaço para o freelancer de SEO? Esperamos responder a essas e outras perguntas.

FalaFreela!