Seu grupo de família que não precisa de dados para funcionar, tem uma razão de existir. Pense nisso

FalaFreela#123 – Fake News, Desinformação e Infodemia: a quem serve tudo isso?

O termo Fake News foi inventado por Donald Trump para desqualificar a imprensa ainda em sua campanha. O que ninguém sabia na época é que essa mesma campanha era movida não só pelo próprio termo como outro, derivado da mesma forma de encarar a pós-realidade no século XXI, a desinformação.

E se já era complicado conviver com tudo o que sabemos que isso gerou, veio a pandemia do novo coronavírus e, com ela, outro tipo de praga: a infodemia. Alastrando-se tão rápido quanto cepas de COVID-19 em um corrimão de escada rolante, a informação falsa contamina a mente de populações inteiras.

Submetidas e enxurradas de notícias por seus grupos de família, temperadas com o ressentimento de baby boomers envelhecidos e cooptada por projetos de poder no mínimo duvidosos, essas populações ficam à deriva. Ou, melhor dizendo: à mercê de quem comanda a indústria das fake news.

Para debater essas e outras questões, convidamos Viviane Tavares, diretora de conteúdo da Eté Checagem, jornalista da FioCruz e pesquisadora do PPGCOM da UERJ para analisar de perto o DNA das fake news, da indústria da desinformação e sua posterior infodemia, no recorte desse momento tão complexo como é a pandemia de COVID-19.

Será verdade que não existe mais verdade? Que fazer gargarejos com vinagre empurra o vírus para o estômago onde ele é destruído? E se nada disso – como sabemos – é real, como nos protegermos TAMBÉM, da desinformação?

Dê o PLAY e descubra!

Aquele resuminho maroto para você se preparar para ouvir o programa

  • A Viviane nos ajudou a entender diferença entre Fake News e Desinformação, com muitos exemplos antigos e atuais;
  • Analiamos juntos o impacto da técnica do “zero rating”, que libera os dados de comunicadores instantâneos em planos de telefonia e abre espaço para divulgação de informação para uma grande parcela do público que não tem como checar sua veracidade;
  • Demos uma passada geral em tudo o que saiu sobre COVID-19 e que já foi desmentido não só pela Eté, mas por outras empresa de checagem;
  • Aproveitamos para lembrar ao pessoal do risco da deep fake, outro tema sobre o qual devemos voltar em breve

Links fundamentais para o programa decolar

A volta do @falafreela envolveu todo um trabalho de bastidores, como já tenho dito nos programas da oitava temporada. Estes bastidores continuam com a sua ajuda: divulgue, siga a gente nas redes e pegue o celular da tia do Whatsapp e coloque o FalaFreela para ela ouvir

—-

PS: Sobre a fotomanipulação do Stalin, recomendo o artigo Apagados da História (mas tem um monte na internet, google it).