Nova edição da pequena revista Next Brasil que chega esta semana às livrarias de nosso país traz uma entrevista com Alessandro Belloni, diretor-geral da Disney Publishing Italia, e o Topolino (Mickey) na capa. Temas como a já tradicional e criativa “escola italiana” de autores Disney e a criação, em 1993, da Accademia, uma escola destinada a formar novos artistas, são explicados por ele:

“A ‘escola italiana’ introduziu uma grande inovação nos quadrinhos: não se pensa mais neles como meio de valorização de personagens tradicionais, mas sim como oportunidades para inventar novos personagens e universos. Com freqüência, esses novos contextos em que os personagens tradicionais passam a atuar originam personagens secundários inesperados. É o caso, por exemplo, do SuperPato (Paperinik), grande sucesso mundial nascido na Itália.”

Alessandro Belloni fala também à repórter Andrea Granelli sobre números de vendas dos títulos Disney, a maioria produzidos na Itália:

“De fato, há alguns anos, o negócio sofria uma retração em relação à década de 1990 – quando, por exemplo, Topolino (Mickey) chegava a vender um milhão de exemplares. A partir de 1999, observa-se uma volta ao crescimento contínuo. Para citarmos alguns números, basta pensar que, em 2003, foram vendidos no mundo mais de 220 milhões de exemplares de revistas Disney, um total superior aos 200 milhões do ano 2000. Das histórias que povoam essas revistas – entre 18.000 e 20.000 páginas de quadrinhos produzidas em um ano -, quase 70% são concebidas e produzidas na Itália.”

Segundo Belloni, a Accademia não tem por objetivo o lucro, mas o aliciamento e a formação de novos talentos para os quadrinhos. Com uma taxa associativa simbólica de 60 a 70 euros por ano, os cursos não são abertos com periodicidade regular, mas segundo exigências da Disney. Os programas são dois: formação básica, com duração de um ano, e formação avançada, para quem trabalha fazendo parte das equipes de projeto ou em atividades independentes.
Versão brasileira da revista italiana do sociólogo Domenico De Masi, a Next Brasil é feita somente de artigos, tem periodicidade trimestral, 192 páginas em formato pocket (11,5cm x 16,5cm) e é vendida, desde o seu primeiro número, a R$ 12,00.

Gibizada – O Globo – 7/11/2006 – 2:40