O Povo – Fortaleza
24 de maio de 2004
TECNOLOGIA
Blog muda de cara e conceito
A agilidade e a praticidade dos weblogs, diários virtuais que surgiram em 1999, está atraindo profissionais que querem divulgar seus trabalhos ou trocar idéias com colegas da mesma área
Sílvio Mauro
da Redação
[24 Maio 02h12min 2004]
Os weblogs, ou simplesmente ”blogs”, diários pessoais que surgiram na Internet em 1999, chegaram à fase adulta. De simples páginas onde os autores apenas descreviam o cotidiano para amigos e conhecidos, eles agora são importantes instrumentos de divulgação de idéias, projetos profissionais e currículos. Jornalistas, programadores, escritores, artistas plásticos e até especialistas em conceitos novos como arquitetura da informação e usabilidade estão se expondo na rede através dos diários.
Esse é o caso, por exemplo, de Carolina Vigna-Maru, que mantém um blog (www.carolina.vigna) com um portifólio dos seus trabalhos de direção de arte, fotografia, design e ilustração. Nos comentários periódicos que coloca no site (chamados de ”posts” pelos usuários de blogs), ela expõe idéias sobre sua área de atuação profissional – e nenhum detalhe sobre sua vida pessoal. ”Sou uma pessoa muito fechada. Não saberia escrever sobre o meu cotidiano”, explica.
Para ela, o mais importante do uso profissional do blog não é fazer contatos ou negócios, mas conseguir credibilidade. ”Já fiz alguns trabalhos de leitores que me acharam pelo blog, mas isso não é o mais importante. Quero que as pessoas, quando lerem o que escrevo, percebam que eu sei do que estou falando. É um investimento na minha imagem”, diz.
Divulgar conceitos também é a intenção do consultor de usabilidade Alexandre Castro e Silva. Ele mantém dois sites (www.sobresites.com/usabilidade/blog e blogdeusabilidade.blogspot.com), ambos em formato de blog, sobre o tema, com a intenção de popularizá-lo. ”Muitos clientes não conhecem nem sabem que precisam dela”, afirma. De acordo com Alexandre, a usabilidade estuda métodos e propõe alternativas para simplificar e facilitar o uso das tecnologias.
Alexandre mantém um dos blogs com outros dois profissionais da área e cada um intervém de forma independente no site, valendo-se da agilidade de atualização dos blogs. Ele assegura que o retorno tem sido muito bom. ”O blog possibilita a troca de informações com os colegas. E surgem convites para palestras sobre usabilidade graças a ele”, diz.
O uso coletivo dos blogs, que já era comum quando turmas de amigos atualizavam informações sobre festas e programas de lazer em comum, também se estende para o campo profissional. A escritora e publicitária Daniela Abade juntou-se a outros seis colaboradores e criou o projeto Cadeia de Palavras. Através de ”posts” semanais em um blog (www.cadeiadepalavras.com.br), eles pretendem escrever um livro com o acompanhamento periódico dos leitores. Um detalhe: em cada capítulo, todas as palavras começam sempre com a mesma letra do alfabeto.
A idéia dos autores, segundo ela, é aproveitar a estrutura do blog, que permite comentários dos internautas a cada novo ”post” enviado, para ver a aceitação do livro enquanto ele está sendo escrito. ”Queremos proteger a criação e por isso os textos estão sendo colocados em forma de imagem, para que ninguém copie ou faça alterações. Mas as pessoas podem ler e deixar comentários dizendo o que acharam”, informa.
Além dos blogs de divulgação dos trabalhos, como os já citados, também é possível encontrar na Internet páginas mais direcionadas, destinadas a públicos bem específicos. Esse é o caso, por exemplo, do Blog do Rafa (www.clickrafa.com.br/blog), do programador Rafael Silva. Além dos ”posts” em linguagem bastante técnica, ele aproveita o espaço para dar dicas de programação, além de expor os projetos nos quais já trabalhou e disponibilizar o seu currículo.
Em comum com os primeiros usuários das páginas pessoais, os profissionais têm o gosto pela praticidade dos blogs, que permitem atualização rápida, inclusão de links e fotos e interação com os leitores através dos espaços para comentários. Mas as semelhanças acabam nos detalhes técnicos. A atualização quase diária, por exemplo, não é um hábito usual. ”Normalmente, faço uma vez por semana. Não tenho assunto para ficar fazendo comentários diários”, informa Alexandre.
Outro detalhe que diferencia os blogs pessoais dos profissionais é a preocupação com o conteúdo do que é escrito. ”Não tenho muita paciência para ler alguns blogs pessoais”, afirma Carolina. Ela garante que acessa poucas páginas com esse perfil. ”Não é todo mundo que escreve bem o suficiente para tornar uma página pessoal interessante. Eu conheço muita gente que chama esses blogs mais bobinhos de debilogs”, brinca.