11 de junho de 2024

Profa. Dra. Carolina Vigna Prado

Doutora em Educação, Arte e História da Cultura, com pós-doutorado em Letras.

Atualmente no segundo pós-doutoramento (Sorbonne).

Escritora, ilustradora, artista visual, editora, professora universitária e pesquisadora em áreas de Humanidades, com ênfase em História da Arte e Humanidades Digitais. Sou crítica de arte associada à ABCA – Associação Brasileira de Críticos de Arte e membro da Association for Computers and the Humanities.

Faço muita coisa diferente e sei que isso às vezes causa estranheza nas pessoas, mas essas interligações de pensamento são importantes para mim.

Sou workaholic, hiper produtiva, organizada e comecei muito cedo.


Formação acadêmica

 


Texto

Literatura (Ficção)

Atualmente escrevo crônicas semanais para o Jornal Rascunho.

Em 2020 e 2021, publiquei crônicas também na Revista Pessoa.

Em 2017, publiquei 36 crônicas no portal Vida Breve.

Escrevi e ilustrei 5 livros infantis:

  • Godô Cozinha, Amarilys, 2013. [fora de catálogo]
  • Godô Joga Capoeira, Amarilys, 2013. [fora de catálogo]
  • Godô Planta, Amarilys, 2013. [fora de catálogo]
  • Isabel, Cortez, 2011. Selecionado para o Livros em Sala de Aula do Estado de São Paulo 2012.
  • Godô Dança, Amarilys, 2009. Selecionado para o Programa Nacional do Livro Didático 2012 (PNLD) – Obras Complementares 2013. [fora de catálogo]

O começo: Publiquei minha primeira crônica ainda muito menina, em 1984, sobre a morte, nos Cadernos de Psicanálise da Sociedade Brasileira de Psicanálise. Em 1989, publiquei uma crônica no livro Intimidade, da Terceira Margem Editora, onde eu também fazia outros trabalhos.

 

Teóricos (Não-ficção)

Escrevo artigos teóricos e participo de congressos com frequência.

Em 2014 comecei a colaborar ocasionalmente com resenhas literárias para o jornal Rascunho.

De 2006 a 2013, mantive uma coluna mensal sobre arte, história da arte, ilustração e design na Revista Wide.

Meus últimos livros teóricos publicados são:

 


Imagem

Ilustração

Crio ilustrações infantojuvenis, adultas e técnicas.

Desde 2009, ilustro todo mês para o Jornal Rascunho.

Eventualmente ilustro para as revistas Cândido e Helena, ambas da Biblioteca Pública do Paraná.

De 2010 a 2017, ilustrei semanalmente para o portal Vida Breve.

De 2006 a 2013, ilustrei mensalmente para a Revista Webdesign/Wide.

O começo: O primeiro livro que ilustrei foi Vicente, de José Mario Tamas, em 1990.

 

Artes visuais

Últimas Exposições

2024

  • II Mostra de curtas documentais Mackenzie, Centro Histórico e Cultural Mackenzie, SP, 2024 (curadoria)

2023

  • I Mostra de curtas documentais Mackenzie, Galeria Villa Mandaçaia, SP, 2023.  (curadoria)
  • Exposição individual Palimpsestos, no Museu da Imagem e do Som (Campinas, SP).
  • Exposición colectiva internacional Barro y agua, Fundación Pedro Cano, Universidad de Murcia (Murcia, Espanha).

2022

  • 3º Congresso Internacional de Criatividade e Inovação. Imagens [im]possíveis (coletiva).
  • Imagens Mínimas, 2022. Local Jardim Botânico da Universidade do Porto (Portugal).

2021

  • Exposição Coletiva Internacional – Cartografias do Contemporâneo: uma curadoria OnLine- Clisem. Brasil.

2019

  • Exposição individual Grafos, como parte integrante da sua pesquisa doutoral, no Centro Cultural e Histórico Mackenzie. A tese é, também, uma proposta curatorial.
  • Imagens mínimas, 2019. Centro Cultural e Histórico Mackenzie.
  • Em parceria com Nelson Penteado, exposição Transparências afetivas, no Museu da Imagem e do Som (Campinas, SP). Carolina assina também a curadoria.

2018

  • Participação na exposição Arte e seus dogmas: Grafos, Congresso CIANTEC Hebráica – SP
  • coletiva MUDA, Quimera Atelier (SP/SP), março de 2018

2017

  • Exposição coletiva Arte e Linguagens Contemporâneas, no Museu da Imagem e do Som (Campinas, SP).
  • Exposição individual Não me depilei para isso, no Museu da Imagem e do Som (Campinas, SP).
  • Curadoria artística e artista convidada do livro Arte e linguagens contemporâneas.
  • Curadoria da exposição coletiva de alunos Mostra Coletiva de Arte e Publicidade, no Museu da Imagem e do Som (Campinas, SP).

2016

  • Exposição individual Moinhos de vento, no Epicentro Cultural (SP).

2014

  • Exposição coletiva na Belas Artes (SP).
  • Curadoria da exposição de Ex Libris da Biblioteca de Obras Raras, Belas Artes (SP).
  • Exposição Persistência Líquida, Belas Artes SP.

2011

  • Exposição coletiva na galeria Garcia (SP).

Seu principal interesse é na relação entre imagem, texto e memória e as atribuições de significado nas representações humanas.

 

O começo: A primeira exposição de que participei foi uma coletiva de alunos da Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, mas eu não me lembro do ano. Por uma memória afetiva, menciono que em 1996 minha mãe (Elvira Vigna) e eu fizemos a exposição Dimensões do tempo no Planetário da Gávea, onde explorávamos as diferenças de visão e técnica entre mãe e filha na abordagem de um mesmo tema, o Tempo.

 

Catálogos

Essa lista comporta tanto os catálogos a meu respeito quanto aqueles com textos críticos meus a respeito de outros artistas.

  • VIGNA, Carolina. Carnets de voyage | Cadernos de viagem. 2025. ISBN: 978-65-86736-14-4 / e-ISBN: 978-65-86736-13-7
  • TAAM, Pedro. Palimpsestos: O que não cessa de não se dizer. 2023. ISBN: 978-65-86736-11-3 / e-ISBN: 978-65-86736-10-6
  • ABIORANA, Dângela Nunes; VIGNA, Carolina. Botenas. 2017. ISBN 978-85-93072-05-5
  • VIGNA, Carolina; ABIORANA, Dângela Nunes; TAAM, Pedro. Não me depilei para isso. 2017. ISBN 978-85-93072-04-8
  • VIGNA, Carolina. Moinhos de vento. Curadoria Mariana Coggiola. 2016. ISBN: 978-85-93072-00-0.

Outros: multimídia, design, animação e afins

Tive um blog sobre artes e design, hoje fora do ar, que existiu com publicações praticamente diárias de 1997 a 2013. Por uma série de razões pessoais, interrompi.

Trabalhei também com animação. Fiz curso de computação gráfica no IMPA e sou certificada em Toon Boom e em Blender. Atualmente meu envolvimento com animação é centralizado na docência e na criação de cenários e backgrounds.

Fiz a arquitetura de informação do DVD-Rom Missão de Pesquisas Folclóricas, lançado em 2011 pelo Centro Cultural São Paulo.

Em design editorial, o primeiro projeto gráfico importante foi o do livro Amores, do Domingos de Oliveira, de 1995, mas eu já trabalhava com isso fazia algum tempo. Sou a responsável pelos projetos gráficos e design editorial da Uva Limão.

Comecei em multimídia e arquitetura de informação em 1990, no Laboratorium da PUC-RJ e na IBM Brasil. Quando a internet chegou por aqui, migrei. Trabalhei com UI, UX e web design de 1993 a 2017. Na web, comecei criando sites em html puro, depois surgiu o CSS e eu adotei. Mais tarde, migrei para os CMS e criei um monte de templates para Joomla, WordPress e Mambo. Acabei adotando o WordPress como solução e nunca mais saí dele. Atualmente só me envolvo com projetos pessoais, de amigos próximos ou da editora.

 


Editoria

Sou editora executiva da Revista Éter (ISSN 2595-4814), uma proposição interinstitucional e quadrinacional, a saber: Universidad Nacional de La Plata – Argentina; Universidade Presbiteriana Mackenzie – Brasil; Universidad de Zaragoza – Espanha; Universidade do Porto – Portugal. Também sou responsável pelo design editorial e produção gráfica dessa publicação.

Sou editora e membro do conselho editorial da Editora Uva Limão.

Sou editora do Aguarrás (ISSN 1980-7767). Também sou responsável pelo design editorial e produção gráfica dessa publicação.

Fui editora da Next Brasil (ISSN 1679-7922). Fui também responsável pela produção gráfica dessa publicação.

O começo: Minha primeira experiência em conselho editorial foi em 1989, com a participação como assistente editorial do jornal Outras Palavras e dos livros Intimidade e Sedução, publicados pela Terceira Margem Editora, no Rio de Janeiro.

 


Pessoal

Falo inglês fluentemente; francês quase fluente. Meu espanhol é horrível. Tentei aprender alemão e falhei miseravelmente.

Nasci em Petrópolis (RJ), em 12 de março de 1971. Atualmente radicada em São Paulo (SP).

Meus hobbies são costura e jardinagem.

Muito, muito de vez em quando, publico alguma coisa pessoal no blog.

Só recentemente comecei a dar valor para menções, citações e clipping. Com isso, sei que tem um monte que eu nem fiquei sabendo, não tenho, essas coisas. Se você souber de algo assim a meu respeito ou sobre algum projeto em que eu estive envolvida, agradeço profundamente o envio.