Categoria: Revista Pessoa

Crônicas publicadas na Revista Pessoa
Em respeito ao veículo, publico aqui no meu site apenas quando a edição não está mais vigente, no mês seguinte à publicação original.

Os sacos plásticos possíveis

Começo um desenho novo, afogada em culpa. Adorno não me sai da cabeça. Estou cometendo uma barbárie? Longe de comparar o Brasil de hoje com Auschwitz, não é…

Um e dois cafés

O café que meu filho fez se mistura com o meu sonho, invade um espaço que é só meu e me acorda pela manhã. A luz natural que…

Despressurização da cabine

A única certeza que tenho é a da insuficiência. Às vezes precisamos usar todas as nossas forças para organizar o presente. Foi o caso, quando tive vontade de…

Man up

Um amigo, pai de um recém-nascido, me confidenciou que estava com medo da mulher, mãe de seu filho. Não sou particularmente amiga de sua esposa. Tenho por ela…

Bells com pipoca

Minha mãe gostava de ver televisão sem som. Eu entendo e também gosto. O som da televisão é insuportável por não conter silêncios e não permitir criar uma…

Coisas de mãe

“Dessas coisas de mãe”, entreouvi no elevador do prédio. Passei o resto do dia tentando imaginar o que diabos eram coisas de mãe. Sou mãe, sou filha, e…

Muitas escuridões

A minha grande desgraça foi ter sido criada por um homem doce e generoso. Acreditei que esse era um padrão possível. Todos os homens que amei, amei intensamente….

Catsaridafobia

Há uma dificuldade intrínseca em ser mulher, gay, gordo, negro, trans etc. A dificuldade é que precisamos provar a nossa existência diariamente. Vidas negras importam e, principalmente, existem….

O improviso da borboleta

E lá vamos nós para o sexto março de 2020. Tenho um afeto muito especial por agosto, por ter sido o mês em que me tornei mãe. Sempre…

Tax.tax.tax.taxionomia

Como dentro de mim não há paz, busco essa sensação no mundo. Ó coitada, você deve estar pensando. A subespécie Homo sapiens sapiens pertence ao reino animalia, do filo chordata e subfilo vertebrata. É…

Quiçá uma jabuticabeira

Uns anos atrás, em um evento literário em Lençóis Paulista, fui dar uma caminhada e cheguei num lugar meio perdido. Sentei no chão olhando pro nada. Senta do…

Meu cavalo por um laugenbrezel

Sabe aquelas pessoas horríveis que, por preguiça, mandam áudios intermináveis no whatsapp? Que só faltam gravar enquanto fazem xixi? E pior ainda, que visualizam a sua mensagem de…