Categoria: Artigos Rascunho
Artigos publicados no Jornal Rascunho. Em respeito ao veículo, publico aqui no meu site apenas quando a edição não está mais vigente, no mês seguinte à publicação original.
“Relatos de um gato viajante”, de Hiro Arikawa, é um livro sobre morrer, solidão, generosidade e amor VIGNA, Carolina. Leituras de uma mente viajante. Rascunho: o jornal de…
Romances de Ferenc Molnár e Rodrigo Lacerda tratam — de maneiras muito distintas — da passagem da infância rumo à vida adulta Cresci em uma rua de uma…
A defesa do ponto de vista de que Drácula é machista e Frankenstein, feminista Ilustrações: Theo Szczepanski Assim como Mary Shelley, eu também tenho mãe feminista. O raciocínio…
O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é uma contundente crítica à guerra, aos governos, à vaidade, à ganância A leitura que todo mundo faz…
Três edições comemoram os 150 anos de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll Costumo dizer ao meu filho que ele não é obrigado a gostar,…
É difícil escrever crítica quando o livro é muito ruim, porque não tem material nem para isso. É igualmente difícil quando o livro é bom demais, porque pode…
O Rascunho completa 15 anos. Fiquei um tempo considerável pensando em um texto especial para esta edição. Passaram pela minha cabeça todas as brincadeiras óbvias e idiotas com…
Em 4 contos, e. e. cummings se afasta de qualquer indício de tom condescendente com o leitor Felizmente o 4 contos: E. E. Cummings não cai naquele saco…
Apesar do cunho moralista e religioso, narrativa juvenil de Daniella Bauer não convence A sinopse no site da Biruta diz: “Através dos olhos de uma menina, o leitor…
Ganhador do Jabuti, “Breve história de um pequeno amor” valoriza o leitor de primeiras viagens Esta foi uma crítica muito difícil de escrever. Não tenho com este livro…
Tentei com afinco não falar bem de um prêmio Nobel de Literatura. Não por moda ou hype, mas porque me pareceu uma obviedade, uma unanimidade burra. Fiz um…
O clássico “Robin Hood”, de Alexandre Dumas, combina diversos elementos numa forma estrutural poética Desde o manuscrito infantil Robin Hood and the monk de 1450, atualmente na Universidade…
Oskar Luts (1887-1953) foi farmacêutico e um consagrado escritor estoniano. Primavera é o primeiro e mais famoso título do autor e foi publicado em 1912, enquanto a Estônia…
Falar de Harvey: como me tornei invisível como um livro sensível ou poético é diminuí-lo. Assim como toda grande obra, transcende classificações, categorizações e, principalmente, adjetivos. O premiado…